Horizon - Engenharia, meio ambiente e arquitetura

Horizon - Engenharia, meio ambiente e arquitetura

Cadastro Ambiental Rural de MS agora está integrado ao sistema nacional



 07-08-2015

Campo Grande (MS) - Mais uma boa notícia para os proprietários de imóveis rurais de Mato Grosso do Sul. O Cadastro Ambiental Rural de Mato Grosso do Sul (Car-MS) agora está integrado ao Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), um sistema que integra todas as informações em nível nacional, conforme explica o diretor de Licenciamento Ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Ricardo Éboli.

 

“Temos avançado os mecanismos para efetivar o Car no Estado. Esta é mais um conquista do governo para beneficiar os produtores rurais. Agora, os imóveis rurais de Mato Grosso do Sul estarão validados e reconhecidos pelo governo federal no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) o que atribuí aos proprietários destes imóveis transparência na regularidade e segurança para prosseguimento das atividades produtivas nos seus imóveis” afirmou Éboli. Outra vantagem é a garantia para aquisição de créditos e linhas de financiamento junto às instituições financeiras.

 

“O Car-MS está totalmente de acordo com a Instrução Normativa vigente do Ministério do Meio Ambiente. O recibo nacional é o único documento válido para a comprovação de inscrição do Car aceito pelas instituições financeiras” destacou o diretor de Licenciamento Ambiental do Imasul.

          Os proprietários de imóveis rurais que não tiverem efetivado seu cadastro até 2017 não poderão contratar empréstimos financeiros para os seus empreendimentos.

                \\\"Temos avançado os mecanismos para efetivar o CAR no Estado. Esta é mais um conquista do governo para beneficiar os produtores rurais. Agora, os imóveis rurais de Mato Grosso do Sul estarão validados e reconhecidos pelo governo federal no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) o que atribuí aos proprietários destes imóveis transparência na regularidade e segurança para prosseguimento das atividades produtivas nos seus imóveis”, afirmou Éboli. Outra vantagem é a garantia para aquisição de créditos e linhas de financiamento junto às instituições financeiras.

          “O CAR-MS está totalmente de acordo com a Instrução Normativa vigente do Ministério do Meio Ambiente. O recibo nacional é o único documento válido para a comprovação de inscrição do Car aceito pelas instituições financeiras” destacou o diretor de Licenciamento Ambiental do Imasul.

          Os proprietários de imóveis rurais que não tiverem efetivado seu cadastro até 2017 não poderão contratar empréstimos financeiros para os seus empreendimentos.

          Até o dia 7 de agosto, o dados do CAR em MS apresentaram os seguintes números:

Número de imóveis cadastrados

7.030

Área total cadastrada (ha);

7.447.067,8054

Área de remanescente de vegetação nativa (declarada);

2.315.730,6597

Área de reserva legal ( declarada);

1.348.692,0860

Área de Preservação Permanente – APP  declarada;

227.499,9440

 Campanha

          O Ministério Público Estadual está lançando uma campanha de conscientização para os produtores efetivarem o Cadastro Ambiental Rural – CAR. Com o slogan “Não deixe para a última hora – Evite multas – Seja um produtor consciente”, o MPE, em parceria com o Imasul, está mobilizando a classe rural para o prazo final de cadastramento – 5 de maio de 2016.

 

CAR

 

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

 

Além de possibilitar o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, a inscrição no CAR, acompanhada de compromisso de regularização ambiental quando for o caso, é pré-requisito para acesso à emissão das Cotas de Reserva Ambiental e aos benefícios previstos nos Programas de Regularização Ambiental – PRA e de Apoio e Incentivo à Preservação e Recuperação do Meio Ambiente, ambos definidos pela Lei 12.651/12.

 

Benefícios

 

Dentre os benefícios desses programas pode-se citar: possibilidade de regularização das APP e/ou Reserva Legal vegetação natural suprimida ou alterada até 22/07/2008 no imóvel rural, sem autuação por infração administrativa ou crime ambiental; suspensão de sanções em função de infrações administrativas por supressão irregular de vegetação em áreas de APP, Reserva Legal e de uso restrito, cometidas até 22/07/2008; obtenção de crédito agrícola, em todas as suas modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites e prazos maiores que o praticado no mercado; contratação do seguro agrícola em condições melhores que as praticadas no mercado; dedução das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural-ITR, gerando créditos tributários; linhas de financiamento atender iniciativas de preservação voluntária de vegetação nativa, proteção de espécies da flora nativa ameaçadas de extinção, manejo florestal e agroflorestal sustentável realizados na propriedade ou posse rural, ou recuperação de áreas degradadas; e Isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos, tais como: fio de arame, postes de madeira tratada, bombas d’água, trado de perfuração do solo, dentre outros utilizados para os processos de recuperação e manutenção das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito.

 

 

fonte:http://www.imasul.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=155&id_comp=1605&id_reg=296221&voltar=home&site_reg=155&id_comp_orig=1605

Rua Carlos Henrique Spengler, 1424, Sala 03.
Pólo Empresarial Norte - Campo Grande - MS.

+55 (67) 99237 6881

contato@horizonsolucoes.com.br