Horizon - Engenharia, meio ambiente e arquitetura

Horizon - Engenharia, meio ambiente e arquitetura

Uniderp promove evento sobre Segurança do Trabalho com 12 palestras de capacitação



12-08-2015
 
De 17 a 21 de agosto o curso Técnico em Segurança do Trabalho da Uniderp promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) para atualizar profissionais e estudantes sobre assuntos ligados a acidentes laborais e suas precauções. Aberto ao público, o encontro acontece no período matutino no auditório do bloco 7 da Unidade Matriz da Universidade, situada na Avenida Ceará, 333. 

 

Serão cinco dias com 12 palestras gratuitas sobre riscos elétricos, primeiros socorros, medidas de segurança nas áreas da construção civil e atividades rurais, alcoolismo e outras drogas, entre outros assuntos. No time de palestrantes estão diversos profissionais reconhecidos no segmento, além do juiz federal Odilon de Oliveira e representantes do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), da Plaenge - a maior construtora imobiliária de capital fechado e um dos mais tradicionais grupos de engenharia do país - e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) e do Crea Júnior MS.

 

Para o professor Jorge Monson, que coordena a SIPAT na Uniderp, o evento oferece mais que oportunidade de aprimoramento para profissionais da área de segurança do trabalho. “Estamos também chamando a atenção do setor produtivo de Mato Grosso do Sul para o tema. É imprescindível que o empregador esteja alinhado no cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança do seu trabalhador,” analisa.
 
Programação

No primeiro dia do evento, às 8h, o Procurador de Justiça do Trabalho Hiran Meneghelli  falará sobre “Terceirização – como as mudanças afetam a segurança no trabalho”. Em seguida o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Gustavo Gonçalves, discorrerá sobre “Segurança no Trânsito”.

No dia 18, às 8h, o arquiteto e urbanista e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho Vinicius Weingartner Matos fará a palestra “Mapa de Risco”, que vai explicar sobre esse instrumento que reúne um conjunto de fatores presentes nos ambiente de trabalho, capazes de gerar prejuízos à saúde dos funcionários. Posteriormente, o professor Heriveito Moisés do Sest Senat fala sobre “Alcoolismo e Lei Seca” e, em seguida, o engenheiro florestal e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho Marcio Patrucci discorre sobre “Implicações da Segurança no Ambiente Rural”.

No dia 19, às 8h, o tema em discussão será “Ergonomia” com o professor de Educação Física Tiago Oliveira. Logo após, a representante do Crea-MS, engenheira eletricista e de Segurança do Trabalho Luciana Macedo comenta sobre o Sistema Confea/Crea, que por meio da fiscalização promove melhorias na qualidade de vida, no bem-estar da sociedade e geração de riquezas para o país, por meio dos serviços prestados pelos profissionais de engenharia, agronomia, geologia, geografia, meteorologia, além de tecnólogos e técnicos destas áreas. 

Após o evento é a vez do técnico em eletrotécnica Eraldo Marques dos Santos e do engenheiro mecânico e técnico em segurança do trabalho Alessandro Andreta explicarem sobre o “NR35 Trabalho em Altura” e “NR10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade”.

No dia 20, às 8h, o engenheiro e coordenador em segurança do trabalho do grupo Plaenge, Ricardo Matsusita, ministra a palestra “Segurança do Trabalho na Construção Civil”. Em seguida o primeiro-sargento do Flávio Aparecido João do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul orienta sobre “Urgência e Emergência e Primeiros Socorros”.

No último dia da SIPAT, às 9h, o juiz federal Odilon de Oliveira explica sobre “Drogas no ambiente de trabalho”. Já o encerramento do evento fica por conta do palestrante Sergio Lopes da Costa com esclarecimentos sobre “Proteção contra Incêndio”. 

- Fonte: http://www.creams.org.br/Default.aspx?Tabid=308&ItemID=1736#sthash.8nUaZL2G.dpuf

Rua Carlos Henrique Spengler, 1424, Sala 03.
Pólo Empresarial Norte - Campo Grande - MS.

+55 (67) 99237 6881

contato@horizonsolucoes.com.br